São Paulo

ANA THOMAZ

Conheci a Técnica Alexander quando me dedicava ao teatro e a dança. Após minha formação na escola de Karen Wentworth (que também havia trabalhado com teatro e dança), voltei ao Brasil e introduzi a T.A. como matéria curricular na escola de teatro Célia Helena, onde dei aulas por 20 anos.

Como educadora, encontrei na T.A. toda base para desenvolver novos modos de pensar a educação.

Mãe de três filhos desescolarizados, venho compartilhando e criando com pais e educadores outros caminhos para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Tudo se ampliou para um modo de vida próximo a natureza onde vivemos processos comunitários em nosso sitio – M.u.d.a.(Momentum Ultimo de Atualização) em Piracaia, um espaço de experimentações e vivências sustentadas pelos princípios da T.A.

 

Continuação

Na minha experiência a Técnica Alexander possibilita o encontro com a intensidade da vida, com baixa tensão e alta vitalidade, nos conectando ao presente, sendo um maravilhoso convite para pensar/sentir/agir a vida em sua integridade e pulsão criadora.

Para assistir a alguns vídeos de introdução à Técnica Alexander pelo canal do youtube do M.u.d.a . 

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• Alexander Technique Studio – Londres (1999/2002)

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

Piracaia – SP

TELEFONE:
(11) 98308-1381

E-MAIL:
[email protected]

WEBSITE

BLOG

MARCIO ARAÚJO

Sou professor da Técnica Alexander e o que mais me motiva é proporcionar e acompanhar a transformação das pessoas.

Há 8 anos ensinando a Técnica Alexander, tenho observado que é possível criar essa transformação a partir da aplicação dos princípios dessa técnica, que alia reeducação corporal autoconhecimento e autonomia.

Um pouco mais sobre mim…

Sempre gostei de buscar novos conhecimentos e também de atuar em distintas áreas, esse desejo me levou a duas formações engenharia civil e teatro. Conheci a Técnica Alexander quando estudava teatro e percebi que havia encontrado uma poderosa ferramenta para o autoconhecimento e integração de todas as minhas potencialidades, sem precisar escolher entre uma coisa e outra.

A Técnica Alexander me deu o suporte necessário para fluir em distintas situações com alegria e leveza.

 

Continuação

Sempre gostei das artes, principalmente do teatro. Na minha adolescência foi a minha grande paixão, mas o caminho não foi tão reto. Primeiro estudei engenharia e percebi que as áreas exatas também me interessavam. Depois de algum tempo já formado e trabalhando como engenheiro o teatro fez seu chamado novamente e não tive escolha, fui estudar teatro para ser um ator profissional e foi maravilhoso. Na escola de teatro conheci a Técnica Alexander e aos poucos fui percebendo como essa técnica poderia transformar a minha vida. Me formei como ator e decidi fazer a formação da Técnica Alexander, me planejei durante um ano, deixei meu trabalho, vendi algumas coisas que tinha, e me presenteei com três anos sabáticos para viver em Buenos Aires onde faria minha formação.

Foi um processo maravilhoso que me levou a uma maior compreensão de mim mesmo, para uma abertura maior aos fluxos da vida, para muitas viagens e descobertas.

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• Escuela de La Técnica Alexander – Buenos Aires e Alexander Technique Studio – Londres (2008/2012)

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

Mogi das Cruzes

TELEFONE:
(11) 98347-6413

E-MAIL:
[email protected]

WEBSITE

MARIA IZABEL PADOVANI

• Pós-Graduação em Psicomotricidade (IBMR-RJ)- 1992

Izabel Padovani é cantora, graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de São Carlos e professora de Técnica Alexander, formada pelo The Alexander Technique Teacher Trainning Centre em Viena. É diretora assistente da Escola de formação de professores da Técnica Alexander – Centro de Estudos da Técnica Alexander – sob direção da professora Regina Vieira em São Paulo.

Tem sido convidada para ministrar workshops e oficinas sobre o tema Técnica Alexander para Músicos e Técnica Alexander para Cantores, em importantes eventos como: Oficina de Música de Curitiba, e os Festivais de Música Itajaí, Tatuí, Ouro Preto, Brasil Instrumental, Semana da Canção de São Luís do Paraitinga, Universidade de Cuyo, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS, Casa do Brasil na Alemanha, Escola Canto do Brasil -SP, Conservatório de Tatuí, entre outros.

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• The Alexander Technique Teacher Trainning Centre em Viena (2002/2005)

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

Rua Comendador Torlogo Dauntre, 182, Cambuí, Campinas SP

TELEFONE:
(19) 99819-5545 | (19) 3251-2973

E-MAIL:
[email protected]

WEBSITE

BLOG

MIRNA PAIVA

Viver é um movimento que requer constante equilíbrio entre ancorar e elevar a nossa energia.

Aplicando a Técnica Alexander, cheguei a conclusão que essa é uma maneira para promover: Alinhamento, Conexão e Integração do Ser. E quando alinhados e conectados com o nosso ser, nos sentimos mais inteiros e integrados.

Como os traumas emocionais ficam armazenados no corpo, trabalhar com consciência corporal é uma maneira de libertá-los.

Continuação

O redirecionamento mental aprendido com a técnica e o processo da não interferência, ajuda a expandir nossa consciência.

A beleza desse estudo e prática é que não há limites para nossa evolução.

Conheci a Técnica Alexander em Londres, onde fiz a graduação e iniciei os atendimentos. Desde 1996, ensino e aplico a TA por meio de atendimentos individuais e para grupos. Além de promover workshops pelo Brasil.

De 2011 a 2013 fui professora e ajudei a formar a primeira turma do Curso de Formação para Professores da Técnica Alexander em São Paulo. E na segunda turma dei aula de (2015 a 2017).

 

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• Hampstead Alexander Center em Londres (1993 a 1995)

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

São José dos Campos, SP

São Paulo (Capital)

Onde for convidada

TELEFONE:
(12) 99775-0705

E-MAIL:
[email protected]

WEBSITE

NAURÍCIO G. RAIMONDO

Conheci a Técnica Alexander como estudante de música. Estudei sax no CLAM e depois mais alguns anos com o prof. Cesar Albino. Mas o conhecimento (ou contato) com a T.A. veio quando tive aulas de violão com o entusiasta Vitor Mecchi Morales. Em 2008 comecei a ter aulas da T.A. com o mestre Reinaldo Renzo e fiz parte do 1º curso de formação de professores no Brasil.

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• Escola Brasileira de Formação de Professores da Técnica Alexander: Pensar em Atividade (2010/2013)

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

Av. Rubem Berta n. 1.479 – Indianópolis

TELEFONE:
(11) 5581-9900

E-MAIL:
[email protected]

PEDRO SOUZA

Sou professor da Técnica Alexander desde de 2017, Yogi e Terapeuta corporal com especialização em tratar disfunções das fáscias musculares.

Graduei pela School of F.M Alexander Studies na cidade de Melbourne, Austrália (2015-2017). Durante meus estudos, tive a oportunidade de aprender com renomados professores como Caren Bayer, Cathy Madden, David Moore assim como outros professores da Inglaterra, EUA e Austrália.

Ensino a Técnica Alexander no estilo clássico, e também combino ensinamentos do Yoga e Meditação para auxiliar o aluno no processo de reeducação dos padrões corporais-mentais.

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• School for F.M Alexander Studies, Melbourne – Australia (2015-2017)

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

Alphaville Industrial, Barueri
Alameda Santos, 211 – Paraíso
On-line – Skype, Google Meet, Zoom

TELEFONE:
(11) 93484-3586

E-MAIL:
[email protected]

WEBSITE

BLOG

REGINA CAMARGO VIEIRA

Regina Vieira formou-se na Tecnica de Alexander pela escola The Constructive Teaching Centre Ltd, Londres, Inglaterra.

Ex-professora do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Unicamp, onde trabalhou por 17 anos na área de Consciência Corporal, tendo participado da criação e implantação do referido Departamento.

Autora do livro “Tecnica de Alexander: postura, equilíbrio e movimento”, editora Terceiro Nome.

Atualmente dedica-se ao ensino e divulgação da Técnica.

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• The Constructive Teaching Centre LTD – Londres – Inglaterra (1990/1992)

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

Rua Conselheiro Paula Souza 1097, Cidade Universitária, Campinas

TELEFONE:
(19) 99751-7832 | (11) 3031-9382

E-MAIL:
[email protected]

WEBSITE

REINALDO S. RENZO

Após ter trabalhado como arquiteto e ator no Brasil, entrei em contato com a Técnica Alexander em Londres para melhorar minha presença no palco e, ao mesmo tempo restaurando de minha saúde. Decidi me formar no método, me graduando em 1995 e pós graduando no Constructive Teaching Centre, curso originalmente criado pelo próprio Alexander. Após isso fui assistente do diretor do curso de formação da Finlândia. Assim, de 1997 a 2000 conciliei meu trabalho entre a Helsinque, Londres e São Paulo onde decidi me estabelecer em 2004. Com Isabel Sampaio e Roberto Reveilleau, criamos o primeiro curso de formação de professores do Brasil.

A partir de 2022 sou co-diretor, auxiliando a professora Geórgia Dias fundando a ÊiTA – Escola Internacional da Técnica Alexander em Fortaleza, Ceará.

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• Brighton Alexander Training Centre – Inglaterra (1992/1995)

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

São Paulo e Joanópolis

TELEFONE:
(11) 98283-9142

E-MAIL:
[email protected]



SONIA MINDLIN

Nasci em São Paulo, sou cantora, formada também em Ciências Sociais. Estudei música formalmente no Mannes College em Nova Iorque, mas cantava desde sempre. O estudo e a vida profissional por um bom período foram frutíferos mas, com o passar do tempo, cantar foi se tornando mais difícil e menos prazeroso e eu não soube como decifrar a origem dessa dificuldade, que hoje compreendo no âmbito psicofísico.

Cheguei à Técnica Alexander tarde na vida, numa busca intuitiva de renascimento, tarde em anos mas não em entusiasmo e envolvimento! O que vinha sendo um território de impossibilidades, voltou a vibrar na voz e na descoberta da possibilidade de fazer todas as atividades do dia a dia com menos tensão.

Ao concluir meu curso de formação, desfruto também do prazer de ensinar a Técnica Alexander!

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• Formação Escola Brasileira de Técnica Alexander (2018 a 2021)

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

Santo Amaro, São Paulo Capital

TELEFONE:

(11) 99193-6213

E-MAIL:

[email protected]

As opiniões de cada autor expressa nos artigos não refletem necessariamente o pensamento da ABTA e seus membros.